quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O triste caminho dos andarilhos

Imagem: Google
Os andarilhos são as pessoas que não possuem moradia, que caminham pelas ruas e rodovias de cidades em cidades sem destino. Diante das situações precárias, sem recursos para viver com dignidade, os andarilhos enfrentam muitos problemas diariamente.

Enquanto muitas pessoas vivem com conforto e não valorizam o que possuem, os andarilhos vivem com doações das pessoas que têm um olhar especial para o próximo. Além de não possuir moradia, os andarilhos sofrem com a falta de recursos básicos necessários para qualquer pessoa, como por exemplo, roupas, calçados, alimentação e especialmente respeito e afeto do próximo.

O grupo de pessoas que moram na rua é heterogêneo, inclusive existem até crianças que acompanham as mães e outras que saem de casa mesmo sem os pais. Muitas das situações de pobreza dos moradores de rua são problemas relacionados à dependência química, problemas mentais, desentendimento familiar, abuso sexual, alcoolismo, entre outras razões. Mas nenhum motivo justifica os abusos que acontecem com os andarilhos, afinal eles são nossos irmãos e não podemos desprezá-los e sim devemos estender as mãos para ajudá-los.

Diante da situação difícil, sem recursos básicos, muitos andarilhos são vítimas de trabalho escravo em cárcere privado, onde a alimentação é precária e sofrem ameaças para não abandonarem o local. Outro drama que os andarilhos enfrentam é a violência nas ruas. Muitos adolescentes agem de maneira cruel ao colocarem fogo em moradores de rua enquanto eles dormem.

Ao refletir sobre a situação dos andarilhos que não possuem um lar digno, é possível perceber como são alarmantes os problemas que a desigualdade social proporciona. Enquanto muitas pessoas desperdiçam alimentos, os andarilhos não possuem alimentação e vivem com apoio das pessoas solidárias.

Os moradores de rua enfrentam o drama de não possuir bens materiais e não podem garantir a sobrevivência, por isso muitos se vêem obrigados a coletar restos de alimentos no lixo e também pedir ajuda às pessoas que eles encontram pelos caminhos. Além da alimentação precária os moradores de rua enfrentam o drama para dormir. Na falta de um lar, eles enfrentam o frio da noite ao dormir nas calçadas ou embaixo de pontes.

Muitos moradores de rua obtêm recursos para a sobrevivência com trabalhos de coleta de materiais para reciclagem e também como pedinte nos semáforos, portas de bancos e igrejas. Entretanto, diante de muitas situações de violência e de falsos mendigos a sociedade evita aproximar dos moradores de rua, o que aumenta ainda mais a dificuldade deles em obter recursos e alimentação. (Danila Lina dos Anjos, jornalista)

Um comentário:

  1. Seu carro são seus pés e anda só
    Viaja na chuva faça frio ou faça sol
    Quando se adoece conta com a sorte
    Tanto faz ele seguir ao sul ou ao norte

    Na trouxa carrega alguns alimentos
    Em qualquer ponto ele faz parada
    Ele não se preocupa com o tempo
    Insignificante é a sua caminhada

    O mundo é o destino do andarilho
    Ele nunca sabe para onde está indo
    E não sabe para onde está voltando

    O andarilho representa a multidão
    Dos que na estrada da vida não sabem
    De onde vieram e nem para onde vão

    ResponderExcluir